Cuidados com o armazenamento e descarte dos resíduos em tempos de pandemia – COVID -19

 em Andrade Paulista

Com a pandemia causada pelo COVID – 19, enfrentada atualmente, as empresas devem redobrar o cuidado com o armazenamento e o descarte dos resíduos.

Estudos indicam que o vírus permanece ativo em plásticos e papéis por até cinco dias, em vidro e madeira por quatro dias, em aço por dois dias, e em alumínio por até oito horas. Tendo em vista esse tempo de permanência nos resíduos, pincipalmente os recicláveis, são necessários alguns cuidados extras para mitigar o impacto negativo causado pelo vírus. Nessas condições, é imprescindível que toda a equipe de trabalho esteja capacitada, não somente os funcionários que atuam no gerenciamento dos resíduos, mas também nos setores indiretos, como administrativo, limpeza, manutenção, entre outros, para que sigam as recomendações para a correta gestão de resíduos em situação de pandemia.

A ABES (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental) divulgou algumas recomendações, como por exemplo:

• Os resíduos devem ser corretamente separados e colocados em sacos de lixo resistentes e descartáveis;

• Os sacos de lixo devem ser fechados com lacre ou nó quando tiver até 2/3 (dois terços) de sua capacidade;

• Os resíduos devem ser acondicionados em sacos duplos, introduzindo o saco em outro saco limpo, resistente e descartável.• Estes sacos devem ser fechados e identificados, de modo a não causar problemas para o trabalho da coleta e nem para o meio ambiente;

O gerenciamento incorreto, aliado à falta de sensibilização ambiental, ocasiona vários problemas de ordem sanitária e ambiental. Sendo assim, a empresa deve redobrar os cuidados para o armazenamento e descarte dos resíduos durante a pandemia de COVID – 19. Os resíduos devem ser coletados, acondicionados, armazenados, transportado e destinado de modo que evite a proliferação da doença.

Ficou com alguma dúvida? Possuímos uma equipe altamente qualificada para cuidar da gestão dos resíduos da sua empresa! Entre em contato conosco!
———————————————————————————————————-
FONTE (TEXTO)
CREA-PR. O papel da engenharia no gerenciamento de resíduos sólidos em contextos de pandemia. Disponível em: < https://www.crea-pr.org.br/ws/arquivos/30285 >

FONTE (IMAGEM)
ABES. Coronavírus e resíduos. Disponível em: < http://abes-dn.org.br/?p=33224 >

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

consumo consciente